A submissão de resumos de trabalhos acadêmicos poderá ser feita no período de 01/04/2025 à 25/05/2025
Estudantes que estejam cursando graduação ou pós-graduação na UNIFESP podem submeter trabalhos, sempre como autor(a), para apresentação no Congresso Acadêmico. Trabalhos acadêmicos de TAEs da UNIFESP podem ser igualmente submetidos.
Os trabalhos devem se encaixar em uma das seguintes categorias:
1 - INICIAÇÃO CIENTÍFICA (BOLSA INSTITUCIONAL, PIBIC ENSINO MÉDIO, PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS, PIBIC CNPQ, PIBITI, IC VOLUNTÁRIA, OUTROS FOMENTOS)
Critérios para submissão de resumo: obrigatório para todos/as os/as bolsistas e projetos que recebem bolsa institucional ou do CNPq (cota Unifesp); facultativo para os projetos voluntários e bolsas de outras agências/fomentos.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma sessão científica presencial no campus de 1h30 de duração com 6 trabalhos e arguição com banca.
Da Submissão: os resumos podem ser enviados pelo aluno ou orientador.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
2. PÓS-GRADUAÇÃO (mestrado, doutorado e mestrado profissional)
Critérios para submissão: submissão por estudante regularmente matriculado/a, com dados avançados de análise para apresentação em coautoria com orientador ou orientadora. Não serão aceitos trabalhos de pós-doutorado.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma sessão científica presencial no campus de 1h30 de duração com 6 trabalhos e arguição com banca, junto com os trabalhos de iniciação científica.
Da Submissão: deve ser realizada pelo aluno.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
3. MONITORIA
Critérios para submissão: obrigatório para todos os projetos que recebem bolsa e facultativo para os projetos voluntários.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma roda de saberes on-line em sessões de 1h30 com 10 trabalhos. Será considerada a participação dos monitores, debatedores PAD + Coordenador(a) de Projeto de Monitoria Institucional, distribuídos em sessões de acordo com os temas/afinidades.
Da Submissão: deve ser feita pelo responsável pelo projeto de monitoria.
🟢O envio de vídeo-pôster é obrigatório nesta categoria.
4. EXTENSÃO - PROGRAMAS E PROJETOS
Critérios para submissão: ser coordenador de um programa ou projeto de extensão (ou ser designado pelo coordenador para realizar a submissão). Obrigatório para todos que pretendem concorrer ao PIBEX 2026. Submeter apenas UM resumo por projeto ou programa.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma roda de saberes presencial no campus em sessões de 1h30 com 10 trabalhos de extensão.
Da Submissão: deve ser feita pelo coordenador do projeto ou programa.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
5. EXTENSÃO - PROGRAMAS ACADÊMICOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (PAPS)
Critérios para submissão: ser coordenador de um PAPS (ou ser designado pelo coordenador para realizar a submissão). Submeter apenas UM resumo por PAPS.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma roda de saberes presencial no campus em sessões de 1h30 com 10 trabalhos de extensão.
Da Submissão: deve ser feita pelo coordenador.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
Critérios para submissão: ser participante dos programas / obrigatório para bolsistas
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma sessão científica presencial no campus de 1h30 de duração com 6 trabalhos e arguição com banca, junto com os trabalhos de iniciação científica e pós-graduação.
Da Submissão: deve ser feita por apenas um participante do programa.
Critérios para submissão: ser participante dos programas/obrigatório para bolsistas
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em duas rodas de saberes híbridas a serem realizadas na Escola Paulista de Enfermagem (Presencial para preceptores, tutores, estudantes e orientadores de serviço do Campus São Paulo e Online para preceptores, tutores, estudantes e orientadores de serviço do Campus Baixada Santista) de 1h30 de duração com apresentação de 8 trabalhos.
Da Submissão: a submissão deve ser realizada pela coordenação do grupo. Deve ter apenas um resumo por projeto.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
Critério: os resumos devem ser submetidos pelos grupos de participantes dos subprojetos de PIBID.
Forma de participação: Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma sessão científica presencial no campus de 1h30 de duração com 6 trabalhos e arguição com banca, junto com os trabalhos de iniciação, pós-gradução ou extensão.
Da Submissão: deve ser realizada por um dos participantes.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
Critérios para submissão: optativo para residentes que concluíram em fevereiro/2025
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma roda de saberes on-line em sessões de 1h30 com 10 trabalhos.
Da Submissão: deve ser realizada pelo residente.
🟢O envio de vídeo-pôster é obrigatório nesta categoria.
Critérios para submissão: qualquer trabalho de TCC que tenha sido defendido no ano letivo de 2024 (1o. ou 2o. semestre) podem ser submetidos para o congresso acadêmico.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma sessão científica presencial no campus de 1h30 de duração com 6 trabalhos e arguição com banca, junto com os trabalhos dos itens 1,2,5,6.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
Critérios para submissão: qualquer trabalho de TCC que tenha sido defendido no ano letivo de 2024 (1o. ou 2o. semestre) podem ser submetidos para o congresso acadêmico. Caberá às câmaras de graduação das Unidades Universitárias indicar até 10 trabalhos para participação no congresso.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma sessão científica presencial no campus de 1h30 de duração com 6 trabalhos e arguição com banca, junto com os trabalhos de iniciação científica, monitoria, extensão, PET-MEC e Residência multriprofissional.
Da Submissão: o resumo deve ser submetido pelo aluno que desenvolveu o TCC.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
Critérios para submissão: ter participado do programa em 2024 ou estar participando em 2025. Facultativo. Resumos do grupo em formato de relato de experiência (qual é o grupo/curso, quais foram as atividades desenvolvidas, aprendizados e razões para continuidade ou não).
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em uma roda de saberes on-line em sessões de 1h30 com até 08 trabalhos. Será considerada a participação de guias e conselheiros/as. Sessões serão organizadas priorizando trocas intercampi.
Da Submissão: pelo/a professor conselheiro/a ou estudante guia.
🔴Não haverá submissão de vídeo-pôster para esta categoria.
Critérios para submissão: ser participante de Observatório Temático vigente.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados em duas rodas de saberes on-line coordenadas pelos Observatório Institucionais em sessões de 1h30 com 6 trabalhos.
Da Submissão: A submissão do resumo deve ser feita por qualquer membro. Pode ter mais de um resumo por observatório.
🟢O envio de vídeo-pôster é obrigatório nesta categoria.
Critérios para submissão: ser bolsista de Observatório Institucional.
Forma de participação: Os trabalhos serão apresentados rodas de saberes on-line em sessões de 1h30 com 10 trabalhos.
Da Submissão: A submissão do resumo deve ser feita por um bolsista pós-graduando ou bolsista de comunicação. Só pode ter um resumo por observatório. O resumo deve conter todos os bolsistas e coordenadores como autores.
🟢O envio de vídeo-pôster é obrigatório nesta categoria.
Por enquanto não são aceitos trabalhos de outras instituições; essa possibilidade está sendo estudada para as próximas edições do Congresso Acadêmico!