ACESSIBILIDADE

ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUDIODESCRIÇÃO


A seguir faremos algumas orientações e sugestões que podem lhe ser úteis para sua audiodescrição. A audiodescrição é um recurso fundamental para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam se ambientar com a aparência do palestrante, complementando a imagem ao discurso, o que enriquece o contexto e favorece a percepção nestes casos.

Só se descreve o que pode ser visto pelo telespectador. Não é preciso desenvolver uma descrição extensa pois o foco é o evento, e não a pessoa em si e os detalhes a sua volta.

ORIENTAÇÕES

1.  Descreva-se fisicamente

2Descreva o que usa/veste

3. Informe o enquadramento de cima para baixo

4. Descreva-se como e onde está

5. Descreva o fundo (apenas o que está visível na câmera)


EXEMPLO

1. Sou mulher preta, cabelos crespos pretos, na altura dos ombros. Tenho olhos castanhos.

2. Uso óculos de grau, brincos dourados e camisa branca.

3. Com enquadramento do busto.

4. Estou sentada na cadeira no meu escritório.

5. Ao fundo uma parede azul clara e uma mesa com livros.


Veja um exemplo em vídeo:

Outras orientações:


O sentido da descrição deve ser de cima para baixo.

Descreva se é mulher, homem, criança, adolescente, ou seja, faça as escolhas, seguindo a ordem cronológica ou aparência: criança, garoto, menino, pré adolescente, adolescente, jovem, meia idade.

Descreva a cor da pele.

Posteriormente, acrescente os aspectos relacionados ao rosto que julgar relevante. Algumas partes do rosto como cabelos e olhos podem ajudar a expressar características marcantes. 

Além da cor dos cabelos, poderão servir de referências o corte, o penteado, comprimento, características dos fios.

Vestuário: Elenque detalhes de cima para baixo, que façam referência à estética e à personalidade através de apontamentos sobre o vestuário. Exemplo, “veste blazer preto sobre camisa branca”, partimos do elemento externo, de maior aparência, para o de menor aparência.


ACESSIBILIDADE EM LIBRAS

Com a intenção de tornar nossos eventos mais acessíveis, organizamos algumas informações e solicitações que serão úteis para que todes acessem suas palavras que, com certeza, nos trarão riquíssimas contribuições.

Sua palestra estará sendo acompanhada por um profissional tradutor intérprete de língua de sinais e português (Tilsp), que interpretará suas palavras do português para Libras (língua brasileira de sinais). Para que o trabalho de ambos transcorra com tranquilidade, agradecemos que, se for possível, possa nos dar acesso aos seus slides, ou texto, para que os intérpretes possam entrar em contato com seu tema e desta forma, produzir uma melhor transposição e qualidade de sua fala para a Libras. Solicitamos também atenção com a velocidade de suas falas - falas muito rápidas têm a interpretação prejudicada. Esperamos poder contar com a sua participação neste projeto de acessibilidade.